20 de set. de 2009

Vios, um concorrente para o Honda City


Um bom concorrente para o Honda City nacional seria o Toyota Vios, de mesmo tamanho e proposta, que está na segunda geração.

Ele é fabricado sobre a plataforma do Yaris (que também poderia ser produzido aqui) para países emergentes e desenvolvidos. É um carro simples, com motor de 1,5 litro, VVT-i, 109 cavalos e 14,5 m.kgf de torque. Sua suspensão traseira é por eixo-de-torção, como no Corolla.

Para adequá-lo ao Brasil basta dar um toque de criatividade na traseira e tirar o quatro de instrumentos do centro do painel (painel do centro é coisa de "mamãe"). A mecânica está adequada e o nome Vios, idem.


Ele é vendido na América do Norte sob o nome de Yaris Sedan e junto ao hath. É vendido também nas Phillipinas, Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e China. Só falta a América do Sul.

A traseira não está bem ao gosto brasileiro. Uns pequenos retoques bastam

O ideal é trazê-lo para um nível superior, para a catogoria do Polo. É só melhorar as peças de acabamento e aumentar os itens de conveniência.

O painel é simples, mas correto em acabamento. Para baixar custo o quadro de instrumentos foi instalado no centro. Assim, só os comandos mudam. Essa posição de quadro não é bem aceita pelos tradicionais



1 comentário(s):

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

eu acredito que essa traseira de desenho bastante austero e o painel central não seriam grandes empecilhos ao sucesso do vios no mercado brasileiro...

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.