2 de out. de 2010

LEGAL OU NÃO?



O Conar proibiu a veiculação do último comercial da Livina e a Nissan respondeu prontamente com um outro para pedir desculpas. Mas é claro que a marca japonesa não iria humilhar-se fácil: o pedido não passa de outro deboche.


No mercado internacional a Nissan também anda mexendo onde não deve. As publicidades do 370Z ferem diretamente os concorrentes da Audi, BMW e Porsche. Porém, a Nissan não está sozinha nessa história.

Anúncio da Nissan: "Meu sonho é ser rápido como um Nissan 370Z"

Anúncio da Nissan: "Mais caro, mais lento e menos potente que um Nissan 370Z"

A própria BMW é mestre em cutucar a concorrência com seus anúncios. Recentemente ela colocou um banner gigante acima de uma concessionária Audi. Outra estratégia foi colocar um banner próximo ao da Audi com a inscrição Checkmate. Um dos mais interessantes, porém, é que faz o jaguarzinho do capô de XJ pular para trás como se estivesse com medo do Série 5.

A loja da Audi está embaixo do imenso banner da BMW

Checkmate: Audi preto e BMW branco com num xadrez

O felino, que originalmente salta à frente do capô, ficou com medo e voltou...

Num desses comercial a marca bávara ganhou uma resposta bem dada. No seu comercial a superesportiva S1000 RR puxa uma toalha de mesa sem derrubar os trecos que estão nela. A Aprilia respondeu: a RSV4 faz a mesma tarefa (numa mesa menor) e derruba tudo. Após essa cena aparece a mensagem "truques não são o seu talento". Depois há sequências de vídeos de corridas e pódios, procedidas pela seguinte mensagem: "vencer é o seu talento!". No final do vídeo a RSV4 passa puxando a toalha...


O da BMW



O da Aprilia

Muitas empresas já fizeram anúncios apelativos e engraçados. Eles chamam atenção para os produtos e divertem os consumidores. Mas tem um que não é nada engraçado: o mentiroso.

Em poucos casos há calúnias, mas a Caoa andou exagerando na mentira. Os anúncios dela não são legais, pois ferem mais que a concorrência, o próprio consumidor. Eles não são nada engraçados.


É divertido assistir a comerciais que mexem com a concorrência; não é todo dia que temos comédia automotiva. Não é legal é mexer com o consumidor. Isso não.

O certo é fazer como esse antigo e brilhante anúncio do Peugeot 306: "o mais lento da classe".



1 comentário(s):

Anônimo disse...

Esse anúncio do Peugeot 306 é um clássico em termos de criatividade e bom gosto, algo muito bem bolado!

MMFinesse

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.