7 de jun de 2010

CALIBRA E TIGRA


A chegada do Camaro me recordou os dois últimos esportivos importados pela GM brasileira: Calibra e Tigra. Longe da imagem "brutal" do norte-americano, os dois europeus eram interessantes e aumentaram o prestígio da Chevrolet.

Calibra Turbo 4x4

O primeiro a chegar foi o Calibra, em 93. Na Europa havia o motor 2.0 turbo com 204 cavalos (código C20LET), tração integral e câmbio de seis marchas Getrag que se traduziam no seguinte desempenho: 0-100: 6,7s; Vel. max: 244 km/h. Para nós foram reservados a tração dianteira e o motor 2.0 com dezesseis válvulas (C20XE), o mesmo do Vectra GSi. O tempo do 0-100 estava abaixo dos dez segundos e a velocidade máxima era superior aos 200 km/h. O Tigra, lançado por aqui em 1998, era modesto. O motor era o 1.6 do Corsa (assim como a plataforma e o painel) e tinha muito apelo visual.

O Tigra era muito bonito e serviu de inspiração para o Celta (portas) e "novo" Corsa sedã (traseira)

No Brasil foram vendidos 1563 Calibras entre 93 e 97 e o Tigra durou apenas alguns meses. Atualmente a maioria das poucas unidades está em mau estado ou foi modificada (em tuning ou xuning). É difícil encontrar algum deles em boa conservação.

Um Calibra como o vendido aqui

O Calibra foi substituído pelo Astra Coupé em 1998 e o Tigra saiu de linha em 2000. Desde então a GMB não mostrou interesse por esportivos e perdeu a chance de vender o Speedster, um esporte puro com o mesmo motor 2.0 nacional. Uma pena.


http://www.tigraclube.com.br
http://www.clubecalibra.com.br/

3 comentário(s):

Quiane disse...

Olá, seu blog está muito bom com essas novas mudanças,parabéns!!

eu fiz uma postagem no meu blog de carros sobre um museu de carros no deserto,em emirados árabes.
gostaria de convidá-lo para visitar o post:

http://blogdaquiane.blogspot.com/2010/06/museu-do-carro-no-desertoemirados.html

Obrigada
Quiane

Léo disse...

Fala amigo, blz ?

bacana o seu blog !

Topa fazer uma parceria de links ?

http://autooblitz.blogspot.com

Aguardo. Abraço

Lukinhas.killer disse...

meu pai tem um GSI, realmente é uma pena aqui no Brasil só a fiat ainda nos da o prazer dos esportivos "reais" com os TJET..... A maior piada foi o vectra GT! deveria ter outra sigla pra definir ele!

a ford apesar te ter feito o focus com duratech que anda muito, podia ter lançado uma versão RS aqui também! porque ta cheio de focus que só com chip vai pra 190hp praticamente sem aumentar consumo ou durabilidade!


[]s

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.