13 de mai. de 2010

TUDO NO LUGAR CERTO

Interior do novo Polo GTi

Observando o interior do novo Gol percebi alguns pecados cometidos pela Volkswagen. Havia algumas coisas fora do lugar. A redução de custos e a falta de atenção sempre prejudica bons carros.

Procurei o botão para acionar os faróis e não o encontrei no lugar certo, que é do lado esquerdo do painel e abaixo da saída de ar, como num bom carro alemão. Os carros alemães costumam ter os comandos no lugar certo e isso é bom. O bendito acionamento dos faróis estava na alavanca dos piscas e comutação dos faróis. Não é economia porca, mas não é prático. Isso me faz lembrar do antigo Chevelle L que conhecia. Nele, os comandos dos piscas, comutação dos faróis e acionamento do lavador e limpador do pára-brisa estavam numa única alavanquinha.

Observei também que o botão do pisca-alerta estava no lugar exato: o centro do painel. É um ponto de rápido acesso, pois está próximo da mão direita, sem algum obstáculo no caminho dela. Algumas fábricas colocam tal botão na coluna de direção, atrás do volante. É impossível acioná-lo com o carro em movimento.

A buzina do antigo Chevette era acionada no centro do volante, e não nas suas extremidades laterais. Para acioná-la era necessário retirar uma mão do volante. Deveria estar ao alcance dos dedos polegares, como numa motocicleta (no polegar esquerdo). Isso ainda acontece nos carros atuais.

Mas o Gol cometia outros dois pecados. O primeiro era a posição recuada dos pinos das travas das portas; é necessário muito contorcionismo para movimentá-los. O outro estava na manivela dos vidros: para abaixá-los gira ela para frente. Isso está errado porque temos mais força fazendo movimentos para frente, o que é ideal para levantar o vidro.

As fábricas devem padronizar a localização de alguns botões e maçanetas para facilitar o uso com veículo em movimento (e não necessitar de atenção demais) ou dar mais conforto. O ideal seria assim: acionamento dos vidros e retrovisores elétricos nas portas (atenção francesas!); botão do freio de estacionamento no centro e atrás da alavanca do câmbio; maçaneta do porta-luvas na parte esquerda de sua tampa (para facilitar a vida do motorista); conta-giros do lado esquerdo do velocímetro (questão de costume); aparelho de som acima da alavanca do câmbio (para que esta não prejudique seu uso); ajuste manual do apoio lombar no lado direito no banco do motorista; enfim.

2 comentário(s):

Khielsp disse...

Bom.... acho caro o R$ do gol aqui no Brasil, os caras até que podiam aliviar um pouquinho... rsrsrsr

muito bom o post.

Corsário Viajante disse...

Deixei de comprar um Gol por causa desse botão fora do lugar.

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.