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A Subaru está para os ralis como a Ferrari está para a Fórmula 1. É difícil pensar na marca japonesa e esquecer os ralis. Impossível esquecer o Impreza, seu produto mais famoso.
Herdeiro do Leone, o primeiro carro do povo com tração integral, o Impreza chegou em 1992 para trilhar um caminho de sucesso e substituir o Legacy no WRC. Ele nasceu do barro para o barro.
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A equipe oficial, que, como a Ferrari, era patrocinada por um fabricante de cigarros, a Britishi Americam Tobacco (555), usava a marcante cor azul. Essa cor junto às rodas douradas marcaram os tempos em que só estava presente no WRC empresas que colocavam carros potentes nas ruas, diferente de hoje.
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Pêndulos, powerslides e os imensos faróis circulares sob o capô ainda estão na memória de quem viu Mc Rae correr de Subaru, antes que ele entrasse para a Ford - que queria promover o novo Focus - em 1999.
Depois apareceram outras equipes, talvez menos carismáticas. É duro engolir um Suzuki Swift ou Citroën no mais importante rali. Com coisa séria ninguém brinca. Não obstante, a fábrica francesa apagou os sonhos da Subaru nos ralis. Em 2008 ela anuncia seu fim nos ralis por tempo indeterminado, levando aos prantos milhões de fãs. Já bastava ver Quattro, Integrale e Cosworth deixando a competição.
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Em 2009 vemos Ken Block fazer brincadeiras incríveis no seu Subaru Impreza WRX STi de 380 cavalos. É interessante, porém, não como ver um sedã azul de rodas douradas fazendo pêndulo ou um "tijolo" branco voando no asfalto molhado. Felizmente o Impreza ainda existe e tem história pra contar e muita pra fazer. Ele é fruto de dezoito anos de severos ralis e da mais rentável experiência da Subaru. Ela é o que é graças, em boa parte, ao WRC.
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