29 de set. de 2009

Os nossos caminhos

Cratera na entrada de uma importante rua

Se você, caro leitor, nunca se cansa de lutar por algo importante, mesmo que esteja esquecido pela sociedade, comunga comigo. Acabo de abrir um espaço que você mostre algumas das barbáries que o prefeito de sua cidade faz com o dinheiro público.

Ao invés de aplicar o dinheiro numa pavimentação durável, que representa economia a longo prazo, prefere colocar uma fina camada asfáltica sobre o calçamento, este também malfeito

E como este é um blog sobre automóveis, o espaço é dedicado a denunciar toda obra que prejudique a circulação de veículos, seja motorizado ou não. Há alguns meses escrevi um pequeno texto para o site Motonline (link), falando sobre a desordem no trânsito da cidade de Tianguá, no interior do Ceará.


Apesar da nova e polêmica prefeita, nada mudou. Ou melhor dizendo, mudou para pior. As chuvas arrancaram boa parte da fina camada de asfalto que existe sobre o péssimo calçamento. Como se não bastasse o calçamento grosseiro, falado no post Um doloroso passeio, o pavimento sobreposto se solta formando inconvenientes buracos.

Quando um poste é atingido a prefeitura manda fazer uma cinta de concreto para que não caia. Essa cinta tem, geralmente, 1 metro de diâmetro por 1 de altura. O suficiente para prejudicar a visão de quem está de carro e quer atravesar a rua

A prefeitura de Tianguá não tem aquele cuidado de aplainar a rua com máquinas e retirar objetos que afetarão a qualidade do pavimento. Contrata operários desqualificados para jogar asfalto de qualquer jeito. Jamais nivela entradas de ruas ou tampas de bueiros.



Essa acima é da mais importante avenida da cidade. Serve para escoar a produção de verduras e flores e é muito utilizada por veículos pesados. Fizeram um corte em sua extensão para instalar o esgoto e não consertaram o asfalto no final da obra. Além do desconforto aos turistas - e tianguaenses - seus buracos causam também alguns acidentes. No mais, é desestimulante andar de scooter ou de bicicleta.

Os motociclistas detestam esses desnivelamentos

Vale ressaltar que a cidade não é pobre. Sua economia é forte e a prefeitura está investindo muito dinheiro em obras fúteis. Há ruas que nunca foram asfaltadas por causa de desvio de recursos. O Estado não envia dinheiro para asfaltar ruas que, segundo documentos, já estão asfaltadas.

Ninguém sabe se é só água ou um profundo buraco

Enquanto a prefeita de Tianguá passeia sobre quatro pneus 265/70 R16 os cidadãos são constantemente obrigados a apertar parafusos e peças de acabamento dos seus carros e motos. O IPVA arrecadado serve para alimentar o consumo do seu luxuoso utilitário esportivo, que passa macio pelas esburacadas ruas.

Essa rua tem asfalto. Só no "papel"...


________________
Mostre ao país inteiro a forma que seu prefeito prejudica o trânsito. Envie fotos, um pequeno texto e o nome da cidade para tianguaense@gmail.com.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.