23 de dez de 2010

É HORA DE PASSEAR... DE PICAPE!

Texto escrito para o MotoReport




Nem sempre estamos dispostos a pegar a moto e ganhar a estrada. O problema é que sempre queremos levar a motoca para os passeios dos finais de semana (ou não é bom passear numa magrela XTZ pelas areias de Jericoacoara?). Nessas situações as picapes são boas companheiras, ao contrário dos reboques.


HSV Maloo R

As picapes nacionais quase sempre não nos satisfazem. Ou são pequenas e fracas ou são altas demais. Por aqui não há uma picape comprida como uma Hilux cabine simples, baixa como uma Saveiro e esportiva como um cupê americano. Com essas características, só as australianas, que podem transportar motos com segurança e rapidez.

Maloo R8: comportamento de sedã alemão e espaço para duas motos


Lá na Oceania os australianos e neozelandeses têm à disposição carros bem interessantes. Num segmento alto, onde concorrem sedãs, peruas e picapes de luxo, há carros bem legais. Holden Commodore Ute e Ford Falcon Ute são dois deles. A primeira é fabricada pela divisão da General Motors sobre o nosso Omega, que aqui tem um bom motor V6. A segunda é baseada no Falcon, um moderno sedã que tem grandes chances ser um produto global.

O interior da Maloo


Os modelos de entrada possuem motores V6 com quase 300 cavalos. Por dentro são confortáveis sedãs de luxo. Essas versões são valiosas. No entanto, a Holden tem a divisão HSV (Holden Special Vehicles) e a Ford tem a FPV (Ford Performance Vehicles), que transformam seus modelos normais em verdadeiros esportivos.

A FPV Pursuit é baseada Ford Falcon Ute

A Maloo R8 tem carroceria monobloco e suspensões independentes nos quatro cantos. Os freios superlativos são a "coleira" do V8 LS3, o mesmo motor usado no Corvette C6. Com 6,2 litros e 431 cavalos, ele gera 56 kgf de torque e não consome tanta gasolina como se imagina, pois o Corvette é um dos esportivos mais econômicos do mercado norte-americano graças à tecnologia empregada nesse propulsor. Para completar o pacote racing, o EDI é um sistema que mostra na tela sensível ao toque do painel informações sobre o comportamento dinâmico da Maloo, como a força G. Luzes diurnas de LED dão um toque tecnológico aparente ao exterior. Para aumentar a segurança há seis bolsas infláveis (para dois ocupantes!), ABS, assistência de frenagem e controle de estabilidade.

FPV Pursuit


A FPV também não brinca. Pegou o novo V8 5.0 do Mustang e colocou no cofre da Pursuit, que ficou bem nervosinha. Diferente da concorrente, ela tem carroceria separada da cabine, mas o desenho é harmônico e sedutor. O interior lembra o do Fusion, mas com mais qualidade e luxo. A Pursuit é mais discreta que a Maloo. Seu V8 é sobrealimentado e gera 428 cavalos e 55 kgf de torque. Ela também pode ter um V6 turbo de 421 cavalos e 57,5 kgf de torque.

FPV Super Pursuit

Os motociclistas australianos têm opções bem interessantes para transportar suas motos. Além de seres as picapes mais velozes do mundo, HSV e FPV são espaçosas e confortáveis. O que pedir mais? Um motor Diesel? Aí é querer demais, não acha?




1 comentário(s):

Anônimo disse...

Máquinas muito bonitas!

Sempre quiz ter uma pick-up assim!

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.