O povo dos Estados Unidos gosta de utilitários. Para ele, um carro deve ter tração integral, caçamba (ou porta-malas imenso ou capacidade para transportar reboques), motor potente e suspensão alta. Essa paixão faz com que naquele país haja um modelo para cada utilidade. Vejamos:
1) Para iniciantes: todo mundo precisa de algo pequeno e fácil de estacionar. Até porque os iniciantes não têm habilidade com as duas toneladas e os 5,5 metros dos SUVs.
2) Para urbanóides: tem gente que dá o maior valor àqueles carrinhos práticos para o dia-a-dia. Para ser prático tem que ser pequeno e espaçoso, econômico e bonito. Não é à toa que o Ford Escape (foto) vende muito bem ultimamente.
3) Para estradeiros: as rodovias americanas são uma delícia. Cheias de curvas, subidas e descidas, elas combinam muito bem com um V8 manhoso. O estradeiro deve ter suspensão macia e um imenso porta-malas, além de boa capacidade para reboque.
4) Para a família: carro familiar é assim: comum, espaçoso, discreto e confiável. A capacidade para reboque tem que ser muita. Ford Explorer (foto), Chevrolet Tahoe e Toyota Sequoia são bons familiares.
5) Para a mamãe: as mulheres gostam de experimentar soluções diferentes. Os crossovers nipônicos são ótimos para elas porque são econômicos, potentes e não são discriminados no trânsito.
6) Para o papai: o homem gosta de carros brutos, mesmo que só na aparência. Um belo utilitário com motor de 5,6 litros (Infiniti QX56 da foto) é ótimo para ir trabalhar.
7) Para a mocinha: para ganhar o coração das meninas é preciso ser fofo (não faço idéia do sentido dessa palavra num carro) e ter muito porta-trecos. Além de estar na moda...
8) Para o rapaz: os rapazes gostam de carros velozes e charmosos para chamar atenção das mocinhas. Definitivamente, um Infiniti (foto) é muito mais atraente que um Jeep.
9) Para o aventureiro: quem gosta de dar uma de aventureiro prefere os modelos quadrados, como os Jeep. Tração integral com comando manual e teto solar são bem-vindos.
10) Para o fora-de-estrada: Hummer na lama? Só se for nas propagandas da marca. Mas eles são ótimos para entrar na floresta.
11) Para os humildes: nos States não existe Gol e Palio, mas Ford F-150 e Chevrolet Silverado, duas picapes que são os automóveis mais vendidos. Ter uma delas significa ser apenas mais um na multidão.
12) Para a polícia: se todo cidadão está num utilitário, o oficial também deve estar...
13) Para o serviço pesado: uma picapes super mega heavy duty é ótima para o trabalho, mesmo que seja no quintal de casa.
14) Para os medrosos: "Dirigir é muito arriscado. Existem muitos loucos pela rua. Eu preciso de um Volvo!"
15) Para os executivos: sedã é coisa de europeu. O americano equipa um belo SUV com a mesma tecnologia dos sedãs alemãos e sai desfilando.
16) Para os moderninhos: sempre tem aqueles que gostam de chamar atenção...
17) Para os orgulhosos: porque todo mundo sonha com um carro importado!
18) Para os não-patriotas: tem gente que nem liga para a economia local e prefere qualquer coisa que não seja do país.
19) Para os ricos: a qualidade e o prestígio dos alemãos são bem-vindos em qualquer lugar.
20) Para os médios: aqui, coreano é Azera; lá é Mohave, Veracruz e companhia.
21) Para os pobres: chinês é chinês em qualquer lugar; mas nos Estados Unidos tem que ser ao gosto do povo local e continuar barato.
22) Para a frota: o Gol Special à americana tem motor V6 e cinco metros de comprimento.
23) Para os saudosistas: Chevrolet Suburban (foto) e Ford F-100 são os clássicos amados por quem tem sangue bruto.
24) Para os euro-saudosistas: Mini de verdade é o Countryman e não aquele bichinho miúdo que o Mr. Bean usava.
25) Para os entusiastas do tradicional: uma picape com motor extra grande, câmbio na coluna de direção e, claro, rodas cromadas.
26) Para os entusiastas do moderno: os americanos estão mudando. Alguns preferem turbo no lugar de um V8.
27) Para os boêmios: Cadillac Escalade e Range Rover chamam atenção nas noites iluminadas de algumas metrópoles.
28) Para os guerrilheiros: seja no Iraque ou no fim do mundo, americano deve andar num V8 4x4.
29) Para os garotões: a Chevrolet SSR tem V8 e chassi de utilitário (Trailblazer), mas é um charmoso conversível com caçamba. O melhor de dois mundos...
30) Para os sonhadores: a ausência da capacidade fora-de-estrada no SSR faz falta. Esse conceito da Isuzu é perfeito!
31) Para os ecologistas: o hidrogênio é o combustível do futuro e por isso a GM tem um montão de Equinox em testes para garantir que seus compatriotas não serão condenados a andar em carrinhos horríveis e medíocres.
Aberrações: um carro como o EcoSport não serve para nada, pois é frágil, não tem tração 4x4 e nem V8. O mesmo pode-se dizer de uma Saveiro.
2 comentário(s):
Cara, fantástico o teu post. Parabéns.
Excelente. Cobriu todsa as categorias com ótimos exemplos.
PK
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