4 de dez. de 2021

Jetta ainda é um bom carro usado

Jetta Highline

O Jetta ainda é um carro que me interessa, não apenas a geração atual ainda vendida na América do Norte, mas também as demais que conhecemos pela primeira vez como Bora.

Vi o Jetta pela primeira vez naquela Quatro Rodas de 1997 com todos os carros do mundo, ali na terceira geração chamado de Vento, nome que utilizou na Europa na fase A3.

Bora 2002
Jetta GLi 2003 com rodas Eight Rex 17"

A Volkswagen caprichou no Golf de quinta geração em 2003 e deu a ele tecnologias e recursos inéditos, era possível a partir dali ter tração all-whell-drive, direção direta (TFSI), câmbio automatizado (DSG). E o Jetta que chegou aqui no Brasil como Jetta mesmo era derivado desse carro, mas utilizava apenas o 2.5 de cinco cilindros de 150 ou 170 cv (da família EA-855) combinado ao câmbio automático Aisin código 09G.

Mas como a Crise do Subprime expôs, o fim dos anos 2000 impôs sérias restrições orçamentárias aos projetos de carros novos. O Jetta de sexta geração deveria ser menos sofisticado e substituir de uma vez as duas gerações anteriores ainda produzidas no México.

Interessante é que os europeus abandonaram o nome original já na fase A3, que recebeu o nome Vento. Quebrando a tradição de preservar nome, a fase seguinte recebeu o nome Bora. Nos Estados Unidos, onde o carro sempre fez sucesso, o nome Jetta foi preservado.

Jetta Mk3
Jetta de terceira geração

O Jetta Comfortline chegou com uma suspensão esquisita, chamada pela Volkswagen de "eixo de torção", mas como mostro neste vídeo, de eixo de torção ela nada tem.



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